sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fim!

Estamos realmente incomodadas com o fato de não termos postado um ensaio final, alguma coisa que realmente fechasse nosso trabalho. Obviamente, não é possível fazer novos ensaios e tirar mais fotos agora, afinal de contas o Inverno Cultural já terminou há semanas, mas mesmo assim sentimos a necessidade de dar um fim, uma despedida ao blog.

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos os visitantes, a todos os comentários, a todos que encontrávamos na rua e nos parabenizavam pelas fotos. Gostaríamos de agradecer também, é claro, todas as pessoas que foram fotografadas, a todos os artistas e músicos que foram tão legais com a gente. Aprendemos muito com esses artistas, além de conhecer pessoas de vários locais diferentes (como o pessoal animado da Trupe de Truões, os atores bem disponíveis do Oficcina Multimédia e a talentosa Mirta Herrera).

Além disso, não podemos esquecer de agradecer aos fotógrafos profissionais contratados pela UFSJ para fotografar o Inverno. Ao invés de simplesmente ignorar as duas estudantes de jornalismo afobadas com sua primeira experiência fotográfica, foram bastante gentis e nos deram dicas e idéias muito úteis, que com certeza serviram ao nosso aprendizado. Além da própria equipe do Inverno Cultural que não colocou obstáculos ao nosso trabalho.

Por fim, agradecemos à nossa professora Kátia Lombardi, que nos permitiu realizar esse projeto e nos forneceu todo o conteúdo teórico e prático para realizá-lo, durante as aula de Linguagem Fotográfica.

E após todo esse agradecimento, gostaríamos de fazer nossa avaliação pessoal sobre nosso trabalho (nos acostumamos mal na faculdade com essa coisa toda de auto-avaliação e não conseguimos deixar de lado o egocentrismo desse ato). Para começar, sabemos que muitas fotos postadas não estão perfeitas, que algumas delas nem mesmo deveriam ter sido postadas, mas no geral, nos sentimos realizadas com nosso trabalho. Aprendemos muito, ganhamos novas técnicas e aprendemos novos olhares e conseguimos algumas fotos realmente muito boas. Esse trabalho serviu para o nosso crescimento e para nossa experiência, por isso foi algo de grande valor para nós.

De qualquer forma, tentamos ser o mais sinceras o possível com nosso trabalho. Buscamos realmente o "outro olhar", mesmo que algumas vezes não o tenhamos alcançado. Tentamos não editar as fotos, exceto em ocasiões realmente necessárias (não que o Photoshop seja realmente um problema sempre, mas nosso desafio era não deixar que nos prendêssemos em fotos que precisavam de retoques).

Por último, gostaríamos de lembrar que as fotos desse blog, assim como os textos, fazem parte de um projeto universitário e, apesar de estarem disponíveis no blog, devem possuir o direito das autoras respeitados. Por isso, se alguém for utilizar as fotos, por favor citar a fonte do blog e das autoras.

Bem, isso é tudo.

Carolina e Íris

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Till - A Saga de um Herói Torto (Dos objetos)

Os objetos usados pelo Grupo Galpão mereciam um ensaio só pra eles. Mesmo antes de tudo estar arrumado, as caixas e os elementos de cenário já eram especiais. Até mesmo as caixas de figurino mostram a grandiosidade do espetáculo que aconteceria mais tarde.






Till - A Saga de um Herói Torto

Um pouco do público, dos objetos e do espetáculo do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que fecharam as peças teatrais do 23º Inverno Cultural. Além disso, foto (4ª imagem) de um dos atores arrumando o equipamento de som, durante a apresentação.


















Show Arnaldo Antunes

Infelizmente, foi praticamente impossível encontrar (ou melhor, fotografar) o "outro olhar "no show do Arnaldo Antunes. Apenas na terceira foto pode-se perceber um membro da equipe do músico ajudando o guitarrista a arrumar o instrumento.
De qualquer forma, vale a pena postar algumas fotos do show...







No Pirex - Grupo Armatrux

O Grupo Armatrux fez um espetáculo cheio de elementos especiais. Copos, taças, xícaras, aves, porcos, garrafas. Tudo era "de mentira". Aqui, todos os truques são mostrados (por trás do palco) e também são vistos sendo usados (de frente pro palco). E claro, não podia faltar um último olhar: pela tela da câmera.




Palestra Arnaldo Antunes

Palestra sobre Paisagens Sonoras, com Arnaldo Antunes. Fotos de Arnaldo, de seus pés - que simplesmente não paravam de se mexer! -, e de algumas pessoas do público que fizeram perguntas ao músico.







Obs.: Post dedicado ao nosso amigo Marcelo que gentilmente cedeu sua imagem enquanto fazia uma pergunta ao Arnaldo Antunes (mesmo estando muito nervoso). Valeu Marcelo!